Florianópolis - SC - Brasil

Rua Lauro Linhares, 1281 - Sala 02 
 Trindade

CEP: 88036-003

Contatos

+55 48 3365-2883

go@ffwd.com.br

10 sinais que seu negócio precisa melhorar o Marketing de Conteúdo

 

De acordo com pesquisas, 89% das empresas B2B e 86% das B2C utilizam alguma forma de Marketing de Conteúdo. Basicamente, todo mundo já entendeu como o blog pode agregar na estratégia de Marketing Digital.

Isso não significa, no entanto, que todos estão fazendo isso corretamente, ou obtendo resultados relevantes. Segundo o Content Marketing Institute, apenas 6% dos profissionais B2B consideram o conteúdo de suas empresas eficiente. E se o expert em marketing Seth Godin estiver certo ao afirmar que “o Marketing de Conteúdo é o único Marketing que nos resta”… muitas empresas estão em apuros.

Onde seu negócio se encaixa? Atente-se aos seguintes sinais:

1- O Blog do seu negócio não parece confiável

Primeiras impressões importam, e muito! Apesar de sempre ouvirmos para não julgar um livro pela capa, todos nós fazemos isso.

Pesquisas mostram que são necessários apenas 50 milissegundos para os usuários formarem uma opinião sobre um website. E, se numa realidade em que Design importa e muito, se o seu blog não tem um layout “profissional”, você certamente está perdendo leads.

2 –  Você não conhece seu público-alvo

Se você ainda não conhece seu público-alvo, todo o seu trabalho com o blog até agora foi em vão. Desperdício de tempo e dinheiro.

Ao compreender para quem você está comunicando, você será capaz de criar conteúdo relevante e valioso para quem realmente importa.

3 – Seu público não é uma prioridade

Não canse seus futuros leads com conteúdo irrelevante.

Marketing de Conteúdo é sobre as necessidades dos seus clientes. Mais precisamente, nas palavras do Content Marketing Institute: “marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em criar e distribuir valor, relevância e conteúdo consistente para atrair e reter um público específico”. Em outras palavras: todo e qualquer conteúdo que você compartilha deve educar e melhorar a vida do leitor de alguma forma.

4 – Você só posta sobre seus serviços e produtos

Negócios com uma estratégia fraca de Marketing de Conteúdo costumam focar todos os esforços em fechar a venda e, assim, todo o conteúdo é criado para quem já está na estágio final do funil de vendas.

É preciso entender que nem todos que chegam no seu blog estão no estágio de decisão. Criar um relacionamento com o público-alvo é essencial.

Oferecer como única solução a contratação da sua empresa não é marketing de conteúdo.

5 – Não há nenhuma estratégia definida

De acordo com pesquisas, mais de 35% dos profissionais B2B e B2C não possuem uma estratégia de conteúdo documentada. Pior de tudo: mais de 50% desses profissionais, tem e não implementam de modo efetivo. Ainda assim, ter uma estratégia ruim é melhor que não ter nenhuma. Sem uma estratégia, você vai desperdiçar tempo e dinheiro.

Dica: Faça um calendário de publicações e siga-o!

6 – Você não pensa em SEO

Marketing de Conteúdo e SEO andam juntos!

Se o seu trabalho de SEO é ruim, criar conteúdo relevante se torna em vão. Por que? Sem otimizar e alinhar as práticas de SEO, é possível que ninguém encontre seu blog.

7 – Você não está promovendo seu conteúdo corretamente

Marketing de Conteúdo é formado por duas palavras: Marketing e Conteúdo. Então, não se esqueça delas! A criação de conteúdo com propósito de marketing não estará completa sem as práticas como: SEO, mídias sociais e e-mail marketing.

Divulgue seu blog através das mídias sociais! Compartilhe os posts com sua audiência através de e-mail!

Outra dica: para cada uma hora dedicada a criação do conteúdo, gaste quatro para promovê-lo.

8 – Você não está diversificando seu conteúdo

Criar conteúdo novo requer tempo.

Para não tornar seus compartilhamentos massantes, porque não reutilizar um conteúdo de sucesso e apresentá-lo de forma diferente? Infográficos, vídeos e eBooks são bem-vindos!

9 – Não é possível demonstrar ROI

Criar conteúdo pode ser divertido (a gente ama!), mas o objetivo é crescimento.

Você consegue provar que seus esforços estão gerando resultados? Se não, como você poderá realizar as mudanças necessárias e alinhar a estratégia?

10 – Você não está testando

Você tem certeza que seu CTA é eficiente? Ou se seu e-mail marketing está cumprindo o objetivo? E quanto aos dias para compartilhar conteúdos em mídias sociais?

Para obter os melhores resultados, você precisa testar! Caso contrário, pode acabar perdendo a oportunidade de realizar melhorias significativas.

Comece de forma simples: teste A/B.

 

É preciso muito planejamento para formar uma estratégica de Marketing de Conteúdo. Mas se você fizer isso da maneira correta, os resultados não tardam a aparecer!
Fonte: Social Media Today

Deixe um comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da F/FWD.

Assine nossa news e receba insights sobre Marketing Digital
Descubra o Retorno de seus Investimentos em Marketing!
calculadora de investimento
Feito com em Florianópolis, Brasil