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3 fatores que influenciarão o consumo do futuro

A WGSN, beraux de tendências mais valorizado no mercado mundial, liberou no começo desse ano um white paper analisando o consumidor do futuro, como e quem serão os protagonistas do consumo em 2020.
Nós fizemos um apanhado dessas características muito valiosas pra quem pretende começar um negócio ou manter-se relevante no mercado nos próximos anos.  

O consumidor em 2020, de acordo com Andrea Bell, escritora do white paper, se baseará em três pilares de comportamento e avanços tecnológicos: as novas vozes, a força do 5G e o capitalismo comunitário.

As novas vozes do consumo

A Europa e os Estados Unidos estão se tornando cada vez mais racialmente diversos, devido ao grande número de casamentos inter-raciais e imigração, principalmente de latinos e muçulmanos.
Isso abre espaço para os negócios explorarem novos feriados e comemorações de culturas que até então eram minoria e não tinham voz na publicidade.

A força do 5G

O faturamento de e-commerces será superado no ano de 2020 pela compra mobile (m-commerce). Isso se dá pela vantagem da conectividade mais estável, ultra rápida e confiável do 5G que poderá ser explorada em forma de realidade aumentada, por exemplo. O pagamento digital também é um fator de grande investimento que ganhará mercado junto à Geração Z, que já veio preparada para um mundo sem dinheiro em espécie.

O capitalismo comunitário

A economia de compartilhamentos veio pra ficar e promete mudanças profundas no sistema econômico que conhecemos hoje. Trata-se da valorização e investimento na comunidade pelas empresas que dela usufruem, criando empregos, gerando renda, e injetando dinheiro na economia local além de contribuir positivamente para fatores ambientais. Como tudo tem seu lado negativo, esse sistema é muito volúvel, sendo passível de salários baixos para trabalhadores capacitados, falta de ética por parte dos executivos de empresas e a dificuldade de manter os colaboradores a longo prazo.

“As empresas precisam compreender as novas prioridades do mercado de trabalho (horários flexíveis e a possibilidade de trabalhar remotamente, por exemplo) e analisar as oportunidades que surgem de parcerias estratégicas (parcerias sob demanda e distribuição via terceiros).”

Em resumo, esse consumidor espera ser visto e ouvido, assim como representado pelo mercado em geral. Ele espera ética e responsabilidade vindas de empresas que atuam em multiplataformas e superfícies oferecendo experiências ao invés de somente a compra por si só.

Fonte: WGSN

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