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Chatbot: o que são e como usá-los no seu negócio

Você já deve ter ouvido que os chatbots são uma tendência para a comunicação digital em 2018. E de fato, se em 2017 já estavam em crescimento, no próximo ano veremos ainda mais sobre eles.

Em uma pesquisa feita pela Forrester, os resultados apontaram que 5% das empresas do mundo todo afirmam estar usando chatbots regularmente desde 2016, 20% estavam apenas testando e outros 32% planejavam usá-los ou testá-los em 2017.

Mas afinal, o que são os chatbots? Simples e direto, são programas de computador que automatizam a conversa via chat com um usuário. Eles fazem o que é programado, como, por exemplo, simular uma conversa humana. Alguns bots mais desenvolvidos possuem inteligência artifical, sendo capazes de tarefas mais complexas e interações personalizadas.

A maioria das empresas que já utilizam chatbot, estruturam o diálogo previamente e registram dentro de uma plataforma especializada.  

Considerando o contato cada vez mais próximo dos clientes com as marcas, os chatbots ainda não substituem o atendimento humano, mas certamente são uma excelente maneira de agilizar certos processos mais burocráticos.

Como usar chatbot no seu negócio?

1- Para realizar vendas

Como vendedores virtuais, os chatbots podem auxiliar o processo de vendas  para um consumidor específico a partir de perguntas ou seleção direta do produto. Algumas marcas já aderiram à ideia, como a internacional H&M e a Natura.

2- Coletar dados

Com perguntas rápidas e simples, os bots podem captar insights relevantes sobre o consumidor, substituindo os questionários. É uma maneira de captar os dados do cliente antes da compra, por exemplo.

3- Interação 24h

Como parte do atendimento ao cliente, os chatbots podem agir como serviço 24h de respostas a perguntas sobre produtos e serviços. Em horários que a equipe de atendimento não está disponível, eles entram para não atrasar os processos do consumidor.

Atente-se: o chatbot deve estar onde seu cliente está. Hoje em dia, ele pode estar tanto dentro do seu site, como no Facebook Messenger e Whatsapp. É preciso oferecer um valor real e compreender as interações que as pessoas têm com a sua marca. Assim, a interface do chat oferecerá um serviço que as pessoas realmente querem usar e esse é o real desafio de criar um chatbot. 

Um exemplo de chatbot

 

A F/FWD lançou uma ação de final de ano para a marca Malwee, com o uso de chatbots para coletar dados dos participantes. Quer saber como funciona na prática? Acesse aqui.

 

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