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O que esperar do comportamento do consumidor em 2018

Atender expectativas dos clientes, estar sempre à frente das mudanças e se adaptar às transformações tecnológicas e sociais: lhe parece comum? Pois saiba que, para que a sua empresa esteja alinhada com esses pontos, é necessário entender um fator básico: o comportamento do consumidor.

Já falamos aqui sobre as mudanças previstas para o ano que passou. Agora, então, é a vez de listar e conhecer as previsões para o ano de 2018 e de que modo se posicionar em relação a esses novos hábitos.

A-commerce

Você já ouviu falar no e-commerce, no m-commerce e agora é a vez do a-commerce. Tido como a terceirização do consumo, ele torna processos como a negociação, a venda e a entrega automatizados graças ao uso de algoritmos inteligentes. Ou seja, sabe aquela loja onde você escaneia seu smartphone logo na entrada, faz a sua compra e a conta é recebida pelo telefone? Essa é a proposta do a-commerce! E as empresas devem se atentar justamente ao ponto de garantir uma experiência inesquecível ao seu consumidor, já que essa é uma das tendências para o ano de 2018.

Sem padrões

Foi-se o tempo em que era possível identificar consumidores através de padrões. Hoje, com uma sociedade plural, de multigêneros e de emergentes, as marcas e empresas devem assumir um novo papel: questionar e colaborar com as questões que impactam o meio e seus consumidores; entender o que, de fato, eles querem alcançar; e assumir um novo papel mediante ao cenário atual de diferentes estilos de vida: posicionar-se em prol de uma causa, fato ou movimento.

Pós-venda

Produtos e serviços adaptáveis: em resumo, é isso que o consumidor espera para 2018. Ou seja, se alguma compra/produto não mais condiz com as necessidades dele, há a possibilidade dessa decisão passada sobre determinado produto ou serviço ser alterada.

Negócio transparente

Graças ao forte poder da conectividade, pessoas e organizações afetadas negativamente pelo comportamento inadequado das empresas têm se unido para buscar por justiça, expondo atitudes e comportamentos inadequados. Se antes apenas os bons movimentos das empresas eram expostos, hoje, sua cultura interna faz parte da sua vitrine e o consumidor pode acompanhar com mais proximidade e sentir-se parte dela. A intenção é que qualquer ponto prejudicial ao negócio de uma empresa seja eliminado.

 

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