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Mídia Programática: O que é e como funciona?

A compra de espaços publicitários na mídia online é uma prática adotada por empresas de diversos segmentos que buscam aumentar suas vendas e melhorar seu rendimento. Até pouco tempo atrás, esse processo era feito de forma manual e necessitava de intermediação humana entre o anunciante e o publisher. Hoje, por meio da mídia programática, a compra de espaços para anúncios publicitários se tornou muito mais prática, eficiente e assertiva.

Ainda engatinhando no Brasil, a mídia programática começou a ganhar força no cenário de marketing digital nos últimos dois anos, mas já representa um volume significativo de investimentos na área. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela IAB Brasil, o segmento movimentou cerca de R$1,9 bilhão em 2016, o que corresponde a 16,5% dos investimentos realizados em anúncios na mídia online.

 

Mas afinal, que é mídia programática?

Mídia programática é a maneira de realizar uma compra automatizada de um espaço de anúncio, especialmente disponibilizado para esse fim. A negociação dispensa a interação humana, já que tudo é mediado de maneira automatizada, através de plataformas online.

A mídia programática é capaz de analisar milhares de dados e traçar o perfil de cada consumidor, otimizando o conteúdo que é oferecido para cada usuário. Dessa maneira, é possível segmentar com precisão qual é o tipo de anúncio mais adequado para aquela pessoa. Ou seja, direciona o anúncio certo, para a pessoa certa, no momento certo.

Como funciona?

O processo de compra de mídia programática é feito, basicamente, por meio de uma Demand Side Platform (DSP), um software que permite configurar uma campanha e ter acesso ao inventário online disponibilizado pelos publishers. A partir daí o processo segue por meio de Ad Exchanges. Os publishers disponibilizam o inventário de mídia online e o que acontece é uma espécie de leilão: o anunciante que pagar mais por aquele espaço ganha o direito de veicular seu anúncio naquele site.

Lembrando que para saber qual é o melhor espaço para sua empresa veicular um anúncio, é necessário contar com o auxílio de Data Management Platforms (DMP). As DMPs são ferramentas que conseguem captar, através de cookies, dados sobre o comportamento do usuário e traçar um perfil específico para o público-alvo da empresa. Assim, fica muito mais fácil entender os interesses de compra do usuário e saber exatamente onde você deve anunciar.

Por que investir em mídia programática?

Depois do que foi exposto, você ainda pode estar se perguntando: será que vale a pena investir em mídia programática para meu negócio? Se você utiliza estratégias de marketing digital em sua empresa, então a resposta é sim! Esse tipo de mídia é extremamente eficiente e indicada para empresas de todos os segmentos e tamanhos.TT

Confira algumas vantagens de investir nessa prática

  1. Maior assertividade
    Como dito anteriormente, a mídia programática permite criar a segmentação do público, saber quem é seu consumidor e o que eles estão buscando. Isso ajuda a criar campanhas mais eficientes e focadas nos usuários que têm chances reais de realizar uma compra, garantindo a assertividade dos anúncios divulgados.
  2.  Redução de gastos
    Já parou para pensar em quanto você já investiu e não obteve o retorno desejado? Com a mídia programática você não corre esse risco. Isso porque ela atinge as pessoas certas e evita que você perca dinheiro investindo em usuários que não têm interesse de compra. Além disso, o processo de compra de anúncios tende a ser mais barato se comparado ao processo de compra tradicional e de forma direta.

  3. Acompanhamento em tempo real
    Outro grande benefício de utilizar mídia programática é a possibilidade de acompanhar o alcance e o resultado de cada anúncio em tempo real. Dessa forma, é possível saber se a estratégia adotada está realmente atingindo as pessoas certas e alcançando os objetivos desejados. Assim é possível otimizar ainda mais os anúncios e melhorar cada vez mais a efetividade de suas campanhas.

Apesar de ser relativamente nova no cenário de marketing digital brasileiro, a mídia programática é uma tendência que vem revolucionando a maneira como as empresas buscam atingir e se comunicar com seus consumidores. A previsão é de que os investimentos na área aumentem progressivamente nos próximos anos, em razão de sua eficácia e de todos os benefícios que ela proporciona.

Viu como a mídia programática é importante? Que tal adotar essa estratégia em seu negócio? Entre em contato com a F/FWD e saiba como podemos te ajudar.

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