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ONDM 2017: A LABORATÓRIO FANTASMA E A AUTENTICIDADE DO FASHION MARKETING

Foto: Dales Hoeckesfeld/ONDM/Divulgação

Na última quinta-feira, 21 de setembro, o fashion marketing foi o tema central da rodada de palestras que fechou o ONDM 2017 – O negócio da moda, evento que reuniu em Balneário Camboriú grandes nomes e grandes marcas do cenário nacional para falar sobre o posicionamento da moda no novo mercado.

O F/FWD squad, é claro, marcou presença no evento, sempre em busca de novas referências para repensar a moda e inovar a sua abordagem. E, para a nossa equipe de conteúdo de moda, não houve dúvidas de que a palestra do Emicida pela Laboratório Fantasma – LAB foi o destaque absoluto do dia.

Assim como tudo o que aconteceu na vida do rapper e empreendedor Emicida, a palestra foi cheia de muita verdade, sendo este o ponto que faz toda a diferença no posicionamento da Laboratório Fantasma tanto como produtora musical e cultural, mas principalmente como marca que se sobressai cada vez mais no cenário fashion.

Foto: ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

E verdade é uma palavra-chave, inclusive quando o assunto é marketing, já que a LAB vende essa genuinidade – produtos que expressam verdade, que tem um público de verdade e que se inspiram na verdade da história de raiz e no street style do Brasil -, desmistificando completamente a velha ideia de que a merchandising precisa maquiar a realidade ou criar uma realidade perfeita e comum para se sobressair.

A autenticidade que faz jus às as origens e tem orgulho do seu público é o grande diferencial.

Tudo isso parte de um princípio imprescindível para as marcas de moda que pretendem inovar no novo mercado: ter um propósito muito claro e sincero, tanto para todos os que trabalham para a marca acontecer, quanto para o seu consumidor. Quando o propósito faz sentido para colabs e clientes é quando se cria brand lovers.

Mais do que entender o seu público-alvo, a partir de uma visão rasa e externa, como muitos brandings costumam funcionar, a Laboratório Fantasma é e vive o seu público-alvo. E é aí que a linguagem “nós para vocês”, tão importante no marketing moderno e principalmente digital, flui – ou melhor, “Avuá”, nome da última coleção da LAB, desfilada no SPFW 2017 e aclamada de pé, após rappers levantarem um a um da plateia, compondo ao vivo a trilha sonora do desfile.

Foto: labfantasma.com

O primeiro desfile da marca aconteceu no SPFW 2016, quando, pela primeira vez no evento, uma modelo plus size e um casting majoritariamente negro e da periferia cruzaram a passarela e foram ovacionados por público e crítica, sendo este um marco memorável para a arte urbana, para o hip hop e para o street style brasileiro, ao se afirmar e inovar como uma coleção autoral de moda.

E esse é só o começo, porque o futuro da LAB é mais do que promissor, é inspirador para todos que buscam o real valor da moda em sociedade.

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