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Por que fazer os testes A/B do Facebook?

Se tem uma coisa de que temos certeza sobre o Marketing Digital é que…não temos certeza de nada! É isso mesmo. Tudo nessa área é experimentação e não há uma fórmula que funcione para todas as marcas e pessoas. Por isso, é essencial testar, testar e testar. Não é à toa que o Facebook liberou a um tempo atrás ferramentas que permitem realizar os tais testes A/B para campanhas de anúncios.

Hoje, vamos te contar melhor como funcionam os testes A/B do Facebook e porque eles são importantes para melhorar a sua performance e te ajudar a ser mais assertivo. Vem com a gente:

O que é um teste A/B?

Vamos deixar claro que os testes A/B não são uma invenção do Facebook! Esse tipo de teste pode ser aplicado em diversas mídias e formatos. Basicamente, servem para entendermos qual modelo/formato/estratégia funciona melhor para a nossa marca.

Ou seja, nesses testes busca-se fazer comparações entre determinadas variáveis de marketing, com o intuito de definir qual dessas variáveis vai gerar melhores resultados.

Levando em conta que o marketing digital não possui fórmulas definidas ou um passo a passo, essa é uma excelente alternativa para entender quais caminhos são os melhores para a sua marca.

Como funcionam os testes A/B do Facebook?

Para a nossa felicidade, o Facebook incorporou esses testes à algumas campanhas de anúncios, nos permitindo entender o que funciona melhor e otimizar as campanhas a fim de obter um resultado mais satisfatório.

O legal é que podemos criar testes A/B para 8 objetivos diferentes de campanha (tráfego, instalações do aplicativo, geração de cadastros, conversões, visualizações do vídeo, vendas do catálogo, alcance e envolvimento).

O teste funciona da seguinte maneira: você vai veicular o mesmo anúncio duas vezes e simultaneamente. Porém, uma das variáveis do anúncio será diferente.

Podemos escolher dentre 4 variáveis para testar nossos anúncios. São elas: público-alvo, otimização e veiculação, posicionamentos e criativo.

Quanto à verba, na criação do teste A/B para um anúncio, você já definirá o percentual da sua verba total que quer destinar à cada variável.

testes a/b do facebook

 

Quais possibilidades os testes A/B do Facebook permitem testar?

Público-alvo: se você está em dúvida sobre qual pode ser o melhor público para determinada campanha é só criar o mesmo anúncio, com 2 públicos diferentes: mulheres, de 21 a 30 anos versus mulheres, de 31 a 40 anos.

Otimização e veiculação: você também pode testar qual é a melhor otimização para o seu anúncio. Será que ele funciona melhor se otimizado para conversões ou para cliques no link?

Posicionamentos: teste também os posicionamentos da sua campanha. Muitas vezes, seu anúncio pode performar melhor para mobile e você sequer sabe disso. Comparar o mesmo anúncio veiculado em mobile e em desktop pode te proporcionar insights sobre qual a melhor estratégia.

Criativo: e, é claro, não podemos esquecer da importância de testar os criativos. Sim, você pode comparar anúncios sobre o mesmo tema, com imagens diferentes ou até mesmo com formatos diferentes (vídeo versus imagem).

Vale lembrar que cada campanha é diferente. Por isso, se você estiver em dúvida sobre alguma dessas variáveis, não baseie sua campanha em testes anteriores, mas sim teste essa nova campanha. Ou seja, os testes podem (e devem) ser feitos novamente, considerando que cada anúncio é diferente e tem suas peculiaridades.

Bora testar os anúncios e performar cada vez melhor?! Chame a F/FWD para te ajudar nessa missão!

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