Florianópolis - SC - Brasil

Rua Nirberto Haase, 60 - Sala 301 
 Santa Mônica

CEP: 88036-003

Contatos

+55 48 3364-5570

[email protected]

Inovação: o que sua empresa precisa

É difícil passar pelos corredores de qualquer empresa, hoje, sem encontrar pelo menos um diretor, gerente ou CEO queimando neurônios, se perguntando por que sua empresa não está inovando.

Vivemos em uma época em que setores e empresas gigantes perderam a segurança que sempre aproveitaram, podendo desaparecer de uma hora para outra por causa de meia dúzia de jovens com macbooks. Depois de exemplos como a Kodak, Blockbuster e Polaroid, percebemos que ninguém está a salvo, e foi dada a largada de uma corrida pela a inovação.

Então por que a sua empresa não consegue gerar essa inovação que garante a sua sobrevivência e te dá uma vantagem sobre seus competidores? A resposta pode doer um pouco.

Sua empresa não foi projetada para inovar

Empresas maduras não tem como centro de sua cultura e de seus objetivos inovar por causa do estágio em que se encontram.

Uma empresa nasce por que seus fundadores identificaram um problema para ser resolvido, ou viram uma oportunidade no mercado de oferecer um produto ou serviço diferenciado. Isso é inovar, fazer algo novo ou diferente do que já existe. As pessoas que trabalham no projeto são os “pirados”, são os viciados na adrenalina de criar algo novo, que não se importam em arriscar. Os próprios fundadores se encaixam nesse perfil durante os meses ou anos iniciais de um negócio

Com o amadurecimento da empresa, é natural que o foco das operações se torne a consolidação do negócio, em detrimento a criação do novo, pois, com a consolidação, vem a segurança e o crescimento constante garantido. Nessa fase, os pirados já não se adaptam tão bem ao objetivo da empresa, e o perfil de contratação e dos fundadores começa a se direcionar para “afinadores de piano”, pessoas que não tem a predisposição a arriscar, mas que são muito boas em ganhos incrementais.

Crescimentos de 1% em uma empresa consolidada, são muito maiores do que 100% em uma empresa que ainda está lutando pela sua sobrevivência. Por isso, afinadores de piano são ideais para a manutenção de um modelo de negócio.

Como uma empresa pode cultivar inovação?

Existem caminhos diferentes para cultivar inovação, e nem todos exigem que ela seja cultivada internamente. Tudo depende de o quanto a você está disposto a trazer a inovação para o centro da sua cultura, e se está disposto a investir nesse projeto.

O caminho mais interno (e o que seguimos na F/FWD) é a criação de uma área específica dentro da empresa. No nosso caso, montamos um time multidisciplinar, que se dedica a três atividades chave: a resolução de problemas internos, a gestão da inovação do nosso modelo de negócio e a busca de novos modelos de negócios.

A opção de externalizar a inovação tem entrado para o mainstream da inovação empresarial. Isto é, por meio de incubadoras, aceleradoras e eventos, as empresas estão se conectando a startups que atuam em seus mercados, e, uma vez identificado um ganho para a empresa, ela adquire parte ou a startup inteira. Promovendo a cultura inovadora ao seu redor as empresas conseguem adquirir a inovação apenas no momento em que ela está pronta para a colheita.

Outra forma de externalizar a inovação, para quando se tem pressa em resolver uma necessidade, é “contratar” uma empresa inovadora para resolvê-la. Não existe muito bem um nome para uma “resolvedora de problemas”, algumas podem se chamar de software houses, outras podem ser venture builderS, ou até agências de publicidade (Já ouviu falar no departamento de inovação da F/FWD?).

Qualquer uma dessas “resolvedoras desses problemas”, reuniu indivíduos inovadores e os formou para cavarem as origens de problemas dos clientes e criarem soluções criativas. Basicamente elas oferecem a sua expertise em inovação como uma alternativa mais barata para uma empresa que precisa, com urgência, de um pensamento fora da caixa.

A maior parte das empresas consolidadas abriu mão da sua cultura de inovação. Agora que ela é mais necessária do que nunca, existem várias maneiras de reacender essa cultura, mas também é preciso saber que nem toda empresa precisa ser inovadora. É possível se aproveitar do ecossistema inovador a sua volta.

Deixe um comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da F/FWD.

Assine nossa news e receba insights sobre Marketing Digital
Descubra o Retorno de seus Investimentos em Marketing!
calculadora de investimento
Feito com em Florianópolis, Brasil