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Você sabe como funciona o inbound marketing?

Você já deve ter ouvido falar de inbound marketing e sobre como essa é uma das estratégias mais usadas (e eficazes) no marketing digital. Mas, afinal de contas, como funciona? Por que ela é importante? Como utilizá-la na sua estratégia? Hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse tema! Vem com a gente:

WTF is inbound marketing?

 Como já comentamos nesse outro artigo que escrevemos sobre inbound marketing, essa nova estratégia veio para acompanhar o comportamento dos novos consumidores: os consumidores online!

Basicamente, tenta-se entender quem são as pessoas que têm contato com a sua marca, em que momento da compra elas se encontram e como você pode impactá-las sem ser agressivo ou intrusivo, de forma a realmente chamar a atenção.

Além disso, o inbound marketing procura impactar as pessoas lá no comecinho, quando ainda não conhecem direito a sua marca, e transformá-las em verdadeiros brand lovers!

Para isso, a metodologia inbound conta com 4 grandes passos: atrair, converter, fechar, encantar.

Como eles funcionam?

Passo 1: ATRAIR

 Nesse primeiro momento, a pessoa ainda não conhece a sua marca. Por isso, é importante apresentar-se para ela e mostrar que vocês dão match!

Apresente conteúdos relevantes, que sejam de interesse dessa persona. Que tal escrever um texto sobre um assunto que a interesse no blog? E o que você acha de apostar em conteúdos relevantes nas redes sociais?

Pronto! Atraiu o olhar daquela pessoa? Next step!

 Passo 2: CONVERTER

 Agora que você já despertou a atenção daquela pessoa passando, você precisa realmente fazê-la parar para ouvir o que você tem a dizer!

É nesse momento que procuramos transformar esse desconhecido em o que chamamos de lead, que é nada mais do que um visitante do seu site.

Ofereça um conteúdo mais aprofundado e relevante para esse visitante e peça em troca algum contato. Assim, você pode construir a sua base de leads e se aproximar essas pessoas que já têm um nível de interesse maior na sua marca de uma maneira diferenciada.

 Passo 3: FECHAR

E chegou o momento tão esperado: fechar a venda!

Agora que você já atraiu o olhar, converteu o usuário em lead, você pode falar para essa pessoa: “esse é o meu produto! Bora comprar?” (claro que de forma não intrusiva!).

 Passo 4: ENCANTAR

 Não vamos esquecer do processo de pós-vendas!

É essencial que a marca não abandone o cliente após ele ter realizado uma compra. Conquiste-o ainda mais! Procure saber se ele gostou da compra, se ele está satisfeito. Faça-o se sentir especial.

É dessa maneira que você consegue fidelizar o cliente e fazer com que ele volte a comprar seus produtos ou serviços.

Além disso, esse cliente estará mais engajado com a sua marca e poderá falar bem dela para os amigos e outras pessoas. É nesse momento que ele deixa de ser apenas cliente para se tornar divulgador da sua marca!

Como aplicar o inbound marketing?

Como você já percebeu, essa é uma estratégia complexa, que requer análises de todos os momentos de compra do consumidor. A cada etapa, é importante que se faça o uso das ferramentas adequadas.

Confira alguns de nossos cases de sucesso e saiba como a FFWD pode transformar os seus clientes em brand lovers!

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